PSICOPEDAGOGIA

 

A Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana: seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia.

 

Os problemas de aprendizagem foram inicialmente pesquisados na área médica e tratados por educadores especializados. A Psicopedagogia formaliza atualmente a área que lida com a compreensão e o tratamento dos problemas de aprendizagem ampliando o foco através da contribuição de outras áreas do conhecimento como a Didática, Lingüística, Psicanálise, Psicologia, Filosofia, Sociologia, entre outras.

 

Dentro do sistema educacional, podem existir crianças e adolescentes que tenham dificuldades de aprendizagem não patológicas, causadas por medos, traumas, baixa auto-estima, entre outras.  Pais e professores encontram dificuldades para lidar com estes conflitos, optando pela ajuda de um psicopedagogo para a intervenção terapêutica.

 

O  psicopedagogo tem como proposta ajudar o aluno a se desenvolver, fortalecer e conhecer suas habilidades, seu ambiente externo e seu relacionamento na sociedade. Ao se tratar da educação pode-se buscar apoio nas literaturas que defendem que a disciplina e a aprendizagem fluem somente quando o aluno está motivado afetivamente, e seus traumas superados. 

 

 

O Psicopedagogo clínico trabalha em consultório atendendo crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, tendo a parceria de outros profissionais (Pediatra, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicomotricista, dentre outros) para o caso de haver necessidade de encaminhamento. Neste caso, o profissional atua em uma linha terapêutica, onde diagnostica, desenvolve técnicas remediativas, orienta pais e professores de forma que seu trabalho seja integrado e não individual.

O Psicopedagogo diagnostica, orienta, atende em tratamento e investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Esclarece os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem. Favorece o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados.
Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores, a orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos. 


 

 

Avenida ACM, Edf Fernandez Plaza, 2487 -  Salvador-Bahia

 

Avenida Luiz Tarquínio  Pontes 2580- Edifício Vilas Business  - Vilas do Atlântico - Bahia  

 

 (71) 98893-8701 /  99256-6857  

 

Instagram:  @ tatianepimentelpsic        e-mail:   pimentelpsi@gmail.com